Laos

Muitos nunca ouviram falar, outros desvalorizam e alguns ficam indiferentes, mas a verdade é que Laos é das maiores revelações do Sudest...


Muitos nunca ouviram falar, outros desvalorizam e alguns ficam indiferentes, mas a verdade é que Laos é das maiores revelações do Sudeste Asiático. Para além dos rasgados elogios a este país, que passa despercebido em muitos roteiros, sentia uma curiosa sensação de arrependimento caso o desprezasse. Surpreendentemente, a minha intuição está sempre certa - por mais que a tente desafiar acabo sempre por dar a mão à palmatória. Admito que mal pisei solo Laociano, fiquei rendida à alma daquele país. 
Segundo o Lonely Planet, Laos é apelidado de "Fifty Shades of Green" e não podia estar mais de acordo. Ainda a sobrevoar é deslumbrante a paisagem nos vários tons de verde, como pano de fundo. Aqui, a natureza vive-se com entusiasmo, os sabores condimentados respeitam a tradição e toda a aura espiritual faz-nos sentir em "casa".

 Must go in Laos:
♢ Luang Prabang
♢ Vang Vieng
♢ Vientiane


Luang Prabang situa-se no norte de Laos e é, de longe, a cidade mais hospitaleira em que já alguma vez estive. Há uma bondade, quase que inocente, e uma simplicidade no viver, que contagia qualquer um. Mas, quando chega a altura de pôr a mala às costas e seguir viagem, a nostalgia começa a acelerar a pulsação e sentimo-nos rasteirados pela vontade de ficar.
Já em Vang Vieng sente-se uma certa animosidade, pelo que se faz notar pela rivalidade que muitos locais expressam por Luang Prabang. Compreensível, pois nesta pequena região o tubing (consiste em descer o rio Nam Song numa boia) é uma das únicas atrações.
Na realidade, não tive tempo para visitar a capital, Vientiane. A viagem de Vang Vieng para Vientiane é feita em mini bus, e diga-se que é uma viagem um tanto ou quanto atribulada (e eu que me queixava das estradas em Aveiro). Mas até aqui, tudo ok. O problema é quando nos deixam numa estação a kms do centro e ainda temos que apanhar um tuk-tuk que demora quase o equivalente à sesta de uma criança. Daí a explicação de não ter conseguido riscar o Patuxai da minha bucketlist. No entanto, há sempre mais um night market para gastar uns kips!

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images