Luang Prabang

Sabem aquela expressão "Home is where your heart is"? Pois bem, esta pequena cidade, a norte de Laos, conquistou-me o coração...


Sabem aquela expressão "Home is where your heart is"? Pois bem, esta pequena cidade, a norte de Laos, conquistou-me o coração. Apesar de ser possível percorrer os seus extremos em apenas um dia, a herança desta região vai muito além dos seus curtos quilómetros. Aqui sente-se o batimento da cultura Laociana - é o local perfeito para a contemplação espiritual e onde a filosofia budista se vive de perto. Já para não falar dos cenários naturais que envolvem Luang Prabang, deixando qualquer um rendido a esta atmosfera mística. 
Quando falei a primeira vez em Laos (ver aqui), não poupei nos elogios à população local de Luang Prabang. A palavra hospitalidade é mais que bem empregue, pois fazem-lhe jus pela generosidade e simpatia nas relações. Não há um dia que não recorde aqueles sorrisos inocentes que, acreditem, tocam a alma.
Para quem não sabe Luang Prabang foi considerada património mundial da UNESCO e, para os mais curiosos, é nesta localidade que o rio Mekong conflui com o Nam Khan. Mas nem tudo são rosas. Sendo mais uma região que vive muito do turismo, por vezes explora certos simbolismos da cultura asiática, apenas para fins lucrativos - tudo se paga!
É engraçado, na altura pensei que não me importaria de viver ali por uns tempos. Categorizei esse pensamento como saudade. Não está, de todo, errado. Tudo é tão próximo, tão familiar. Mas o mais atrativo é que tudo é tão simples. A felicidade não é uma utopia e, talvez por isso, não seja difícil chamar-lhe "casa"...

Must do in Luang Prabang:
◇ Aluga uma bicicleta e explora o centro
◇ Visita os principais templos (Wat Xieng Thong, Royal Palace e Wat Mai)
◇ Não desistas de subir os degraus do Monte Phousi, pois a vista é de cortar a respiração (dica: o pôr-do-sol é a melhor altura)
◇ Maravilha-te com as Kuang Si Waterfalls
◇ Enche a tua mala de recuerdos do Night Market
◇ Come quanto conseguires no buffet do Food Market
Madruga às 5:30 da manhã para participar na ronda das almas (ofertório de comida aos monges)
Faz um passeio de elefante, mas certifica-te de que optas por empresas reconhecidas (White Elephant ou Green Discovery são boas opções)
◇ Aproveita para relaxar no bar Utopia, sobre as margens do rio Nam Khan
◇ Não te esqueças de provar o café de Laos (por mera curiosidade é dos produtos mais exportados)


You Might Also Like

3 comentários

Flickr Images