Indonesia

É difícil encontrar as palavras certas para descrever o propósito de tudo. E apesar de o tempo ser um bom amigo, acaba-se sempre preso numa...

É difícil encontrar as palavras certas para descrever o propósito de tudo. E apesar de o tempo ser um bom amigo, acaba-se sempre preso numa espiral de significados. A única coisa que se tem por garantido é que nunca serão suficientes. Mas a persistência leva-nos sempre a algum lado, e duas são as palavras que não podem faltar quando se fala da Indonésia: intoxicante e cativante.


São mais de dez mil ilhas, e para facilitar a coisa estão divididas por áreas, sendo as mais conhecidas Java, Sumatra, Kalimantan e Nusa Tenggara. Mas a complexidade deste país não se resume à sua geografia, pois a nível de religião ninguém se pode queixar. Apesar de a população ser predominantemente muçulmana, o protestantismo, catolicismo, hinduísmo e budismo são religiões também presentes na Indonésia.
Sendo um país com clima tropical, a probabilidade de chover quando menos se espera é grande, no entanto as elevadas temperaturas não dão abébias. Assim sendo o expectável será pensar em dar uso àqueles calções de verão e ao tops mais frescos - nem sonhem! Apesar de ser um país muito diversificado existe um código cultural bastante rígido (excluindo os destinos com resorts e afins, pois aí há alguma condescendência), pelo que calças, saias compridas, t-shirts e mangas compridas são essenciais para não atrair olhares desaprovadores - faça chuva ou sol!
A culinária tem como ingrediente base o arroz e em todas as refeições é comum ouvir o termo Nasi Goreng (arroz frito) - sim, até ao pequeno-almoço. Mas é preciso ter cuidado com os sabores picantes, pois é um povo que usa e abusa das pimentas e malaguetas. Uma curiosidade: a durian é uma fruta característica da Indonésia com um cheiro de fugir, mas muito boa por sinal. Mas o melhor é o doce Martabak, uma espécie de panqueca com uma possibilidade infinita de recheios, que é só de comer e chorar por mais!!
Relativamente à capital, Jakarta, muitos roteiros a excluem por ser desinteressante. É verdade. Sendo a capital, espera-se algum tipo de atratividade, no mínimo cultural. Mas o problema é que, apesar de ser uma cidade bastante desenvolvida a nível de infraestruturas, está muito direcionada para os ambientes económicos e financeiros - empresas e centros comerciais everywhere (acreditem que contar quantos shoppings há em Jakarta não é tarefa fácil). E o trânsito? De enlouquecer. Estão a ver aquelas máscaras dos dentistas? É aconselhável utilizar nos transportes públicos, por isso é só imaginar a poluição atmosférica e a confusão nas horas de ponta!


Must go in Indonesia:
Thousand Islands
Bali
Nusa Lembongan
Malang
Yogyakarta
Gili islands
Sumatra
Komodo
Raja Ampat
Flores
Kalimantan

Sinceramente nunca pensei que a Indonésia me fosse surpreender tanto, mas como já disse: era lá que sentia que devia de estar. Apaixonei-me pelas paisagens, pelas pessoas, pela maneira de viver. Prometi que regressava e promessas são para cumprir!

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images